Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Daniel Alves reestreia pelo Barcelona: ele foi mal aproveitado no Brasil?

Daniel Alves voltou para o Barcelona. O atleta finalmente fez sua reestreia com a camisa do time, após mais de 5 anos. O craque começou como titular no meio-campo na vitória contra o Linares, por 2 a 1, pela Copa do Rei. O lateral de origem foi relacionado após a confirmação de sua inscrição na Real Federação Espanhola de Futebol.

Foto: Divulgação/ Barcelona F.C.

Assim, o Barça conseguiu cumprir todas as exigências da entidade máxima do futebol espanhol para contar com o jogador. A última partida dele com a camisa do Barcelona havia sido no dia 22 de maio de 2016, pela final justamente da Copa do Rei. Na ocasião, ele conquistou o título encima do Sevilla.

Esse foi o primeiro jogo de Daniel Alves na sua nova passagem pelo Barcelona. Mas ele já havia entrado em campo contra o Boca Juniors, em amistoso realizado no mês de dezembro. E aí a pergunta que fica é a seguinte: ele foi mal aproveitado aqui no Brasil?

Daniel Alves chega ao Barcelona após saída do São Paulo

O atleta estava no São Paulo desde 2019 e teve uma saída um pouco conturbada da equipe paulista. Aliás, ele ainda recebe parcelas do time, por conta da quitação de salários e outros vencimentos.

Antes de acertar com o Barcelona, ele foi cotado para outros clubes no Brasil. Mas o alto salário fez com que os times daqui não avançassem na contratação do lateral. Não é novidade que os grandes clubes brasileiros estão endividados e com graves crises financeiras.

Só que o Barcelona também vive um momento complicado. Pela história que tem na equipe, Dani Alves aceitou receber um salário muito menor. Por isso o acerto foi viabilizado. Ele se apresentou em novembro e disse que ainda sonha em jogar a Copa 2022.

O jogador tem moral no Barça e foi muito elogiado pelo presidente do clube na sua apresentação. Com 38 anos, ele poderia ter rendido mais no Brasil?

– Registre-se com um super bônus para apostar no Dani e no Barça. Aqui ó!

Carreira vitoriosa com títulos de sobra

O craque é considerado o atleta mais vitorioso no mundo do futebol. Ao todo, já são 42 títulos na carreira. Em 2021, foram mais duas conquistas: o Paulistão pelo São Paulo e a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio. Nesse quesito, ele tem mais títulos, por exemplo, que Messi e Pelé, que possuem 37 cada.

Aposentadoria chegando para Daniel Alves após o Barcelona?

A idade também é um fator que pode ter emperrado a negociação com outros clubes recentemente. Mas o lateral não pensa em aposentadoria, pelo menos por enquanto. Segundo ele próprio, em postagem nas redes sociais, faltam ainda “alguns títulos” para encerrar a carreira. O contrato com o Barça vai até novembro deste ano. Depois, o destino do atleta é incerto. Não se descarta um retorno ao Brasil ou até mesmo uma renovação com os espanhóis.

Barcelona fragilizado

O Barcelona não teria condições atualmente para pagar o salário de Dani Alves. Mas, ele aceitou receber menos. A equipe espanhola vive uma grave crise financeira. A recente mudança na presidência deixou isso claro, com fortes declarações sobre a saúde financeira do clube.

De qualquer forma, atual diretoria teve que reduzir drasticamente a folha salarial para não correr o risco de fechar a instituição. E claro, isso reflete dentro de campo, com um futebol a cada ano mais fraco.

Sair da versão mobile