Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Coronavírus no Futebol

Coronavírus no futebol: A Pandemia do Coronavírus tomou proporções globais nas últimas semanas. O vírus que apareceu na China, mas se espalhou rapidamente por todo o mundo, vem afetando as rotinas de pessoas de inúmeros países e causando mortes por onde passa. 

Não demorou muito para que o novo Coronavírus chegasse aos esportes. Ao redor do mundo, vários competições esportivas começaram a suspender suas atividades. E com o futebol, não foi diferente. Os campeonatos começaram a ser suspensos, como ligas nacionais europeias e a Champions League.

Aqui no Brasil, os números se alastram rapidamente, por isso, medidas de prevenção foram tomadas. A recomendação é para que as pessoas permaneçam em suas casas e tentem sair o mínimo possível, só para o que for extremamente necessário. 

Desse modo, nossas competições esportivas também foram afetadas. Veja, abaixo, as consequências do Covid-19 no futebol brasileiro.

Consequências do Coronavírus no Futebol Brasileiro

A primeira entidade a se pronunciar foi a Conmebol, suspendendo as próximas rodadas da Copa Libertadores e Sul-Americana, além de adiar a abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo. 

Já no último domingo, 15, a CBF também anunciou a suspensão de todas as suas competições em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. Já o Campeonato Brasileiro segue sem data prevista para sua estreia e com possibilidades, até mesmo, de alterações em seu formato de disputa. Algumas alternativas são turno único + mata-mata, que competição atravesse o ano de 2020 e termine em 2021 ou apenas a disputa de um turno.

Photo by Pedro Vilela/Getty Images

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, declarou a importância dessas ações: “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da COVID-19 no Brasil”

Já os campeonatos regionais, as Federações Estaduais de futebol, tiveram total autonomia para decidir o andamento de cada competição. 

Confira o panorama dos Campeonatos Estaduais por todo o Brasil 

Com os anúncios de suspensão nos campeonatos de âmbito nacional, não demorou muito para que as competições estaduais também fossem afetadas pelo efeito do Coronavírus no futebol.

Veja, abaixo, a relação de campeonatos estaduais por todo o Brasil e a situação de cada um:

Campeonato Paulista:

A Federação responsável pelo Paulistão resolveu suspender as atividades do campeonato por tempo indeterminado.

Campeonato Carioca:

A princípio, o Cariocão ficará suspenso por 15 dias.

Campeonato Baiano:

As próximas rodadas do Campeonato Baiano, nos dias 22 e 25 de março, acontecerão de portões fechados. Esta decisão atende um pedido dos clubes de menor investimento para não aumentar os custos. Assim, ao final da fase de classificação, é possível reconhecer os times classificados para as semifinais e também a equipe rebaixada. Após esses dois jogos, a tendência é que a competição seja suspensa.

Campeonato Gaúcho

Primeiramente, a decisão que envolve o andamento do Gauchão determina suspensão de 15 dias nas atividades.

Campeonato Pernambucano

Assim como o Paulistão, o Pernambucano ainda não tem data para retomar suas atividades.

Campeonato Mineiro

O Campeonato estadual de Minas Gerais também suspendeu suas atividades sem data de retorno.

Campeonato Cearense

O Campeonato Cearense foi suspenso por tempo indeterminado.

Campeonato Paranaense

O Campeonato Paraense também não possui data para retorno das atividades.

Panorama Geral sobre os efeitos do Coronavírus no Futebol Brasileiro

A verdade é que ainda não é possível precisar uma data de retorno das atividades nos campeonatos nacionais e nem nos estaduais. As Federações que estipularam, primeiramente, uma paralisação de 15 dias, provavelmente, esticará este tempo em breve.

Não há como saber como ficará a questão do Coronavírus no Brasil, por isso, é provável que as atividades esportivas ainda demorem a voltar ao normal.

Os impactos do Coronavírus no Futebol brasileiro

Aqui no Brasil, a quarentena durará, no mínimo, 30 dias. Desse modo, os impactos financeiros na economia serão sentidos em todas as áreas. No futebol, não será diferente. Afinal, como manter os mesmos gastos de sempre, mas sem a renda mensal costumeira?

A verdade é que todas as equipes sentirão este choque, mas diversos times de baixo investimento podem quebrar neste cenário de inatividades, uma vez que, muitos se preparam para jogar os campeonatos regionais e a própria Copa do Brasil, onde mais de 100 times entram na disputa.

Atualização do Coronavírus no Futebol Mundial 

Nas últimas semanas, o esporte mundial começou a ser impactado com os efeitos do coronavírus. Desde então, muitas competições suspenderam suas atividades por tempo indeterminado.

Nesta semana, os primeiros atletas contaminados começaram a aparecer. E, infelizmente, os primeiros óbitos também. Francisco García, de 21 anos, treinava o time infantil do Atlético Portada Alta, na Espanha. O técnico chegou a ficar internado por uma semana, mas não resistiu.

]

Mais recentemente, um brasileiro tornou-se o primeiro jogador do Futebol Chinês a ser confirmado com o novo Coronavírus. Dori, que atualmente defende o Meizhou Hakka, foi revelado na base do Fluminense e teve passagem pelo Náutico.

Na Europa, o cenário é ainda mais crítico. Pois, diversos jogadores de times espanhóis e italianos também testaram positivo para o novo Coronavírus. O Valencia, por exemplo, anunciou que 35% do seus atletas e funcionários estão infectados pelo vírus, porém, preferiu não citar nomes.

Hoje, 19 de março, o Futebol Inglês resolveu ampliar o período de paralisação de suas atividades por mais um mês além do previsto inicialmente, tendo data para voltar a partir do dia 30/04.

Atualização do Coronavírus no Futebol Brasileiro

Aqui no Brasil, o Técnico do Flamengo, Jorge Jesus, precisou passar por três exames antes de descartar as suspeitas que apontavam o técnico contaminado. Na equipe rubro-negra, até o momento, Maurício Gomes de Mattos, vice-presidente de Embaixadas e Consulados, foi diagnosticado com a doença. Todos os outros funcionários do departamento de futebol rubro-negro foram testados e apresentaram resultado negativo.

O meio-campista Luan, atualmente, no Corinthians também está sob suspeita de contaminação. O jogador que está de quarentena, tem boa evolução no quadro gripal.

Já o jogador Neymar, atleta do PSG, aproveitou a paralisação para retornar ao Brasil. Em isolamento, o jogador mantém uma intensa rotina de treinos e cuidados com a saúde.

Quer saber tudo o que se passa no Futebol Mundial? Siga acompanhando o Futeblog!

Sair da versão mobile