Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Copa América e Brasileirão juntos em 2021

Copa América e Brasileirão juntos em 2021. É isso mesmo! Hoje vamos bater um papo sério. Você já se deu conta que, neste ano, teremos a realização da Copa América em paralelo com outras competições? Além disso, que o Brasileirão inicia já em maio? É isso mesmo! A Copa América de 2020 foi adiada por conta da pandemia e está confirmada para o mês de junho deste ano. Assim, vão rolar jogos na Colômbia e Argentina.

Mas por conta do calendário caótico deste ano, muito prejudicado pelo coronavírus, a Copa América acontece junto com o início do Campeonato Brasileiro. Ao contrário de anos anteriores, devido à falta de datas para todas as competições, o principal torneio de seleções da América do Sul vai rolar em meio ao Brasileirão.

E não é só isso. Além do Brasileirão, rolará também a Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana. Além disso, sobre as seleções, além da Copa América, voltam as Eliminatórias para a Copa de 2022. Ufa, é muita coisa, não é mesmo?!

Bom com a Copa América e ao Brasileirão, o assunto já está dando o que falar. Isso porque os principais times do Brasil sofrerão com desfalques no início do Campeonato Brasileiro. Jogadores convocados para suas respectivas seleções desfalcarão as equipes em várias rodadas do Brasileiro. Mas vamos por partes. Primeiro, bora refrescar a memória com a situação da Copa América 2021.

Copa América 2021 terá duas sedes e dez participantes

A maior competição de seleções da América do Sul deve iniciar no dia 13 de junho. Serão dez seleções participantes. Inicialmente, seriam 12. Austrália e Qatar foram convidadas, mas desistiram pela pandemia. Sendo assim, serão dois grupos com cinco seleções em cada.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A estreia da nossa seleção está marcada para o dia 14 de junho, contra a Venezuela, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Além disso, outra novidade é que, pela primeira vez na história, o torneio será realizado em duas sedes: Argentina e Colômbia. A CONMEBOL, organizadora da competição, decidiu mandar os jogos em dois países para diminuir o número de viagens, seguindo um rígido protocolo médico para evitar casos de Covid-19.

Todos os jogos do Grupo B acontecerão na Colômbia e todos os jogos do Grupo A ocorrerão na Argentina. Aliás, olha só, o Grupo A conta com Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

No mais, o torneio segue a mesma fórmula de disputa. Assim na primeira fase, as seleções se enfrentam entre si dentro dos grupos. Serão cinco jogos e os quatro primeiros colocados de cada grupo se classificam para o mata-mata.

E, claro, vale lembrar que o Brasil é o atual campeão da Copa América. Assim, em 2019, vencemos o Peru por 3 a 1, com gols de Gabriel Jesus, Richarlison e Everton Cebolinha.

Éverton e Fernandinho – Brasil x Bolívia – Primeiro jogo da Copa América
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

A seleção que vencer o torneio ganha uma premiação maior do que nas últimas edições. Em 2021, a CONMEBOL pagará o equivalente a R$56,2 milhões. E a nossa amarelinha, sob o comando de Tite, terá um mês de junho movimentado. Isso porque, além da Copa América, a seleção disputará dois jogos das Eliminatórias para a Copa no começo do mês. Os adversários serão Equador e Paraguai, respectivamente.


Aposte no campeão e nos jogos da Copa América com as melhores Odds do mercado, abra sua conta na Pinnacle, agora!


Equipes sofrerão com desfalques no início do Campeonato Brasileiro

Já falamos bastante de Copa América, mas, com certeza, você deve estar contando os dias para o início do Brasileirão 2021, marcado para o fim de maio. Diferentemente de anos anteriores, o Brasileirão segue mesmo com a Copa América em andamento. E isso ainda vai gerar muito debate no mundo do futebol. Várias equipes sofrerão com desfalques de jogadores convocados para as suas seleções. A CBF ainda não divulgou a tabela detalhada da competição. Mas a primeira rodada já está marcada para o dia 30 de maio. Mesmo com o calendário apertado, a fórmula de disputa não mudou. Assim, são 20 clubes e 38 rodadas. Haja calendário! Na primeira rodada teremos:

Flamengo x Palmeiras

São Paulo x Fluminense

Atlético-MG x Fortaleza

Corinthians x Atlético-GO

Internacional x Sport

Ceará x Grêmio

Bahia x Santos

Chapecoense x Bragantino

Athletico x América-MG

Cuiabá x Juventude

Muitas dessas equipes terão jogadores convocados e os times estarão desfalcados. E, vale ressaltar, não será apenas a Seleção Brasileira que desfalcará as equipes, mas também outras seleções sul-americanas. O Flamengo, por exemplo, tem o meia Arrascaeta, que pode defender o Uruguai. O Internacional tem o centroavante Guerrero, que pode defender o Peru. Já o Palmeiras tem o zagueiro Gustavo Gomez, que é paraguaio, e por aí vai.

Flamengo recebe a taça de campeão brasileiro de 2019 no Maracanã
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Situação do atual campeão

O Flamengo, atual campeão do Brasileirão, por ter um dos elencos mais caros e de destaque do nosso futebol, pode sofrer com desfalques nesse início de Campeonato Brasileiro. A competição, no entanto, pode ficar mais interessante e equilibrada nas rodadas iniciais, principalmente no enfrentamento entre times grandes e times menores.

Outra grande novidade nesta temporada é o limite para a troca de treinadores durante o Brasileiro. Assim, a CBF anunciou, após consultar os clubes, que cada equipe poderá trocar de técnico apenas uma vez durante o campeonato e que os treinadores poderão assumir outra equipe também apenas uma vez.

Há uma brecha, pois uma rescisão em comum acordo entre as partes não conta. Mas diante da pandemia, dos possíveis desfalques e das diversas competições em andamento ao mesmo tempo, essa nova regra tende a dar mais emoção ao campeonato. Agora, é esperar para ver e aguardar essa enxurrada de futebol que teremos a partir de junho no nosso continente.

Já sabe em quem apostar para ser o Campeão Brasileiro? Deixe o seu palpite na Pinnacle!

Sair da versão mobile