Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Compreendendo a regra do impedimento

impedimento

Impedimento é a regra possivelmente mais controversa e menos compreendida das regras do futebol. Para os jogadores e espectadores menos experientes, sempre haverá olhares de perplexidade e surpresa quando o jogo é interrompido em momentos aparentemente “aleatórios”.

Na verdade, o jogo foi interrompido por causa de uma violação desta regra. Neste artigo, procuramos desmascarar os mitos e estabelecer as condições e cenários reais pelos quais um impedimento pode ser chamado.

Confira também os maiores artilheiros da Libertadores.

 

Por que os impedimentos existem?

A regra do impedimento moderno foi implementada em 1990, uma época em que as leis do jogo foram alteradas como parte de um movimento geral das autoridades do jogo para tornar as regras mais propícias ao futebol de ataque e ajudar o jogo a fluir com mais liberdade. A implementação desta regra permitiu o avanço tático no esporte, antes do qual os times costumavam jogar passes longos um após o outro para seus atacantes na esperança de conseguir oportunidades fáceis de gol atrás dos defensores. Você pode imaginar como isso seria desastroso para os espectadores de nosso belo jogo.

A regra do impedimento promove uma jogabilidade que é sistematicamente construída através de uma série de manobras deliciosas como dribles e passes curtos para o outro lado do campo, deixando a tática brilhar e resultando em um jogo mais agradável de assistir.

Por que os impedimentos são controversos?

A regra do impedimento é considerada controversa porque o jogo moderno ainda utiliza árbitros humanos, então sempre há espaço para erro humano. E quando o jogo é interrompido porque um impedimento foi marcado erroneamente, isso resulta em uma oportunidade perdida para um time que estava realmente em uma posição legítima de marcar.

Uma má decisão do árbitro muitas vezes irrita os fãs que assistem dos estádios ou de seus aparelhos de televisão.

No jogo de hoje, o árbitro principal é auxiliado por dois árbitros assistentes que correm ao longo das linhas durante o jogo de futebol e o alertam quando os jogadores são apanhados numa posição de impedimento e a regra do impedimento é infringida.

A regra do impedimento explicada

Aqui está a regra do impedimento explicada em 3 pontos fáceis.

  1. Um impedimento ocorre quando o jogador adversário está atrás do último jogador defensor no ponto em que a bola é jogada para frente para ele. Parece bastante simples, mas muitas vezes a questão é o quanto de distância para trás isso constitui a infração.

Enquanto qualquer parte do corpo, incluindo cabeça, ombros ou pés do jogador atacante estiver atrás do último jogador defensor quando a bola for jogada para frente, será considerado impedimento. Isso se o jogador estiver envolvido em um jogo ativo por meio de qualquer uma das seguintes condições:

Portanto, se o jogador não violar nenhuma das 3 condições acima, o apito não será soado mesmo se ele estiver em uma posição de impedimento e o jogo poderá continuar.

2. O impedimento não pode ser marcado se o jogador atacante para o qual está a ser passada estiver no seu próprio meio, independentemente de estar ou não atrás do último jogador defensor. Esta é uma das maiores razões pelas quais as equipes muitas vezes optam por não ter uma linha defensiva alta, apesar de seus adversários terem jogadores rápidos que podem explorá-los no contra-ataque.

3. As laterais não podem ser marcadas quando a bola é recebida diretamente de um escanteio, chute de meta e lateral.

Sair da versão mobile