Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Como se tornar um jogador profissional?

door husband 606236 1920

Um dos grandes sonhos de boa parte da juventude brasileira é, com certeza, se tornar jogadores de futebol. Isso decorre de dois principais fatores, sendo eles a alegria de jogar o esporte predileto juntamente com a possibilidade de ganhos elevados. No entanto, essa rentabilidade não é conquistada facilmente e são poucos os que se profissionalizam no ramo. 

Os que conquistam a carreira profissional são os que têm grande habilidade no esporte, se dedicam para atingir seus objetivos e seguem os caminhos corretos para chegarem até a elite, sendo necessária muita dedicação, treino e empenho. Pensando nisso, se este é o seu grande anseio, veja abaixo passos importantes para se tornar um jogador de futebol profissional e ter um futuro brilhante. Acompanhe a seguir!

Veja também – Como funciona a compra de jogadores?

Como se tornar um jogador profissional?

Treine com frequência 

Não é por acaso que essa é uma das primeiras coisas a serem mencionadas. O treino é o primeiro e fundamental passo a ser realizado quando o desejo é se tornar um jogador de futebol profissional. Por isso, estipule uma frequência para realizar os treinos, pois somente através deles será possível melhorar as habilidades, aperfeiçoar o condicionamento físico e trabalhar sobre os pontos fracos em jogo.  

Estipule sua posição em campo 

A definição do posicionamento em campo é muito importante para que, a partir dela, o jogador cresça de acordo com suas habilidades. Treinar muito tempo em posições inadequadas e que não está na preferência do esportista pode resultar em perda de tempo, baixo rendimento e, como consequência, desmotivação para continuar os treinos. 

Dedicação 

Ser jogador de futebol profissional requer muita dedicação e treino e isso pode significar que a pessoa que possui esse desejo terá que deixar de lado determinados costumes, incluindo o consumo de bebidas alcoólicas, refeições que não fazem bem ao corpo e não são saudáveis, ir a festas frequentemente, dentre outros. 

Cursos concomitantes 

Fazer cursos ao mesmo tempo em que se dedica ao condicionamento físico e aos treinos futebolísticos é muito importante, pois o futebol não exige somente força física e habilidade, ele envolve muita inteligência, sabedoria e estratégia. Uma dica importante que pode ser um diferencial é a realização de cursos de idiomas, pois muitos jogadores vão para outros países e saber outro idioma pode auxiliar bastante e ser um destaque a mais. 

Cuide do físico

O futebol exige muito preparo físico, por isso é muito importante, desde cedo, ter cuidado com a alimentação para que o fôlego não seja um problema. Outro ponto importante é ter boas noites de sono, pois os jogadores precisam estar com disposição e descansados para treinamentos no dia seguinte. 

Participe das “peneiras” 

Depois de treinar bastante, se sentir preparado e habituado com a rotina do futebol, participe das chamadas “peneiras”, elas são os testes que os melhores jogadores são selecionados para poder treinar em clubes renomados e, posteriormente, terem a possibilidade de entrar em um time profissional. 

Seja destaque 

Para chamar atenção de uma peneira e ser convocado a treinar em um clube prestigiado e ter a possibilidade de se tornar profissional, é preciso se destacar, independentemente da posição de campo em que atua. O destaque pode ser por meio de boa velocidade, olhar crítico perante o jogo, força física, bons gols, saber ser líder, dentre outros fatores. 

Tenha paciência 

Por último, é preciso mencionar que ter paciência é imprescindível, pois é muito comum que os jogadores profissionais passem por diversas peneiras até conseguirem o destaque que procuram, já que é muito difícil ser selecionado logo de primeira. Portanto, é necessário ser persistente e sempre que for reprovado, treinar ainda mais, manter o foco e se preparar para as próximas que virão.

Sair da versão mobile