Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Como aumentar a resistência muscular?

Quando se trata de melhorar o desempenho atlético, muitos métodos e exercícios variados podem ser colocados em prática. Hoje vamos falar sobre treinamentos específicos para aumentar a resistência muscular com os quais você obterá melhorias mais do que evidentes em sua performance. Vemos isso em detalhes abaixo:

Resistência muscular vs força muscular

É muito comum confundir resistência muscular com força muscular e, por isso, decidimos definir os dois termos para ter clareza do que estamos falando quando falamos em treinamento de resistência muscular.

E com a diferença entre os dois termos já esclarecida, veremos os benefícios do treinamento resistido e alguns exercícios que você pode incorporar à sua rotina para melhorá-la.

Treinamento de resistência

Reduzir o nível de exaustão e melhorar o desempenho atlético ao se envolver em contrações intensas prolongadas e dinâmicas repetitivas é o objetivo do treinamento de resistência muscular.

É importante esclarecer que a resistência não pode aumentar de um dia para o outro e quem lhe disser o contrário está simplesmente enganando você. O tempo é o melhor aliado para aumentar a resistência muscular, pois depende do trabalho das fibras musculares, pulmões, coração e vasos sanguíneos.

O processo pelo qual seu corpo passará para se tornar mais resistente envolve:

O aumento da resistência muscular significa que o coração é capaz de bombear mais sangue oxigenado para o corpo durante a atividade física. Essa é a chave para a resistência.

Pois bem, o segredo é incluir uma série de exercícios no seu treino de resistência e preparar o corpo com antecedência a nível nutricional:

É importante que você não exagere na intensidade para que possa realizar 20 ou 25 repetições em cada série de cada exercício.

Tratando-se de estimular os músculos a se adaptarem e prolongar o tempo em que você suporta a prática de esportes sem fadiga, deve-se realizar um grande volume de séries com pequenos intervalos entre elas. Recomendamos que este descanso não seja superior a 45 segundos.

Confira também – Como preparar meu físico para competição, para o Futebol.

Exercícios para trabalhar a resistência muscular

Correndo ou caminhando

Quando se trata de perder peso, é normal hesitar entre correr ou caminhar , mas quando se trata de melhorar a resistência muscular, qualquer uma das duas atividades é considerada um exercício cardiovascular e servirá ao seu propósito da mesma forma.

Você pode caminhar ou correr na rua ou você também pode experimentar a esteira na academia.

Outra atividade cardiovascular que pode incluir na sua rotina é a bicicleta elíptica com a qual, adicionalmente, obterá múltiplos benefícios a nível desportivo.

No final das contas, o importante é fazer os exercícios de rotação, para que você possa correr 100 metros e depois caminhar de volta. Lembre-se de que se trata do corpo resistir à atividade física sem se exaurir e que seus músculos reagem positivamente ao movimento contínuo.

Os que melhor se adequam a um corredor são os multiarticulares. Com eles reproduzimos o gesto da tripla extensão do tornozelo, joelho e quadril, que é a cadeia de movimentos que executamos na corrida. Falamos sobre a imprensa, agachamento (ou agachamento frontal), levantamento terra e impulso de quadril , para citar alguns. Esses devem ser os principais exercícios nos dias em que vamos à academia.

Como complemento, podemos usar outras flexões e extensões secundárias mais específicas do joelho (quadríceps e isquiotibiais / isquiotibiais), por exemplo.

Abdômen

Os exercícios cardiovasculares devem ser combinados com outra série de exercícios de peso corporal, e os abdominais são um dos mais populares, tanto para iniciantes quanto para atletas mais avançados.

Você pode incluir uma rotina de abdominais diferentes: flexão do tronco, elevação das pernas, etc. É melhor ler nosso guia para definir abs para que você possa estabelecer uma rotina abdominal adequada à sua resistência atual.

Agachamentos

O Agachamento se tornou o exercício perfeito para tonificar pernas e coxas e pode ser realizado com ou sem peso. No caso da resistência muscular, você pode começar com agachamentos sem peso e com o tempo variar de um para o outro.

Dominado

Um dos exercícios favoritos dos amantes do fisiculturismo. Aqui a recomendação geral é exatamente a mesma que no resto dos exercícios: variedade, baixa intensidade e muitas repetições.

Flexões

Você pode colocar em prática os diferentes tipos de flexões (regular, diamante e braço largo) e variar realizando diferentes séries de cada uma delas.

Como você verá, o segredo do treinamento de resistência muscular não é outro senão combinar corretamente exercícios de cardio com exercícios de força corporal de uma certa forma: com baixa intensidade, variedade, muitas repetições e pequenos intervalos.

Então, do que você está esperando para reduzir seus níveis de fadiga durante o exercício e aumentar a resistência de seus músculos?

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

Sair da versão mobile