Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Campeonato paulista tem traz bola ecológica pelo terceiro ano consecutivo

Hoje vamos falar da bola ecológica do Paulistão 2021. Afinal, o campeonato começa no dia 28 de fevereiro deixando os fãs animaos. E além de toda a movimentação de clubes, torcedores e imprensa, a bola utilizada no campeonato também merece destaque.

É o terceiro ano consecutivo em que uma organização do campeonato opta pelo uso de uma bola ecológica. A S11 Ecoknit é desenvolvida pela Penalty e chega de cara nova aos gramados nesta edição. Todavia, os materiais ecológicos para sua produção, como tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET, permanecem.

Então,vamos conferir um pouco mais sobre os diferenciais desta bola? Acompanhe o texto a seguir!

É o terceiro ano consecutivo em que uma organização do campeonato opta pelo uso de uma bola ecológica. A S11 Ecoknit é desenvolvida pela Penalty e chega de cara nova aos gramados nesta edição. Todavia, os materiais ecológicos para sua produção, como tecido ecológico obtido a partir da reciclagem de garrafas PET, permanecem.

Então,vamos conferir um pouco mais sobre os diferenciais desta bola? Acompanhe o texto a seguir!

A bola ecológica de cara nova

Para o campeonato paulista, a bola tem camadas extras de proteção: UV. O intuito com esta medida é evitar com que ela fique amarelada com a exposição ao sol. Além disso, estas camadas permitem a impermeabilização do tecido, para que a S11 Ecoknit mantenha-se limpa durante todo o jogo.

A criação da peça foi para destacar sua visibilidade em campo e também nas câmeras. Assim, a versão feita para 2021 traz fundo branco e grafismos em preto e roxo. O símbolo da reciclagem, sempre presente na proposta, ganha coloração vermelha. A escolha é uma alusão ao plástico no sistema de coleta seletiva que divide materiais por cores.

Assim como os materiais utilizados em competições deste peso, a S11 Ecoknit possui certificação pela FIFA. A bola traz em sua superfície externa uma gravação que colabora para que o produto tenha uma aerodinâmica melhor durante o voo. Dentro dela,tem uma câmara do tipo 6D. Ela proporciona equilíbrio total à bola. Ademais, dá uma camada de NEOTEC que a torna menos contundente sem perder elasticidade.

Mas outros detalhes ainda garantem a qualidade da peça que valoriza a sustentabilidade. Segundo informações disponibilizadas, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão. A ação visa assim unir os 14 gomos com a estrutura interna. Desta forma, com a medida, garante 0% absorção de água e mantém propriedades de peso e velocidade da bola mesmo em condições de chuva forte.

A S11 Ecoknit passou por todos os testes e alterações para aprimoramento ao IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas. A vistoria é necessária para garantir que a peça tenha um desempenho aerodinâmico, mais preciso e com a velocidade necessária à bola.

E qual, afinal, é o impacto?

O que a Penalty fez, na realidade, foi manter seu compromisso e qualidade na entrega do produto. Só que, desta vez, com uma tentativa de causar o mínimo de impacto ao meio ambiente. Essa postura deve crescer muito entre os mais diferentes segmentos da indústria nos próximos anos. Mas com certeza a marca integra um grupo seleto e pioneiro de iniciativas pautadas pela sustentabilidade.

As informações da marca são de que a cada unidade produzida, a Penalty retira 4½ garrafas PET do meio ambiente. Assim, mais de cinco toneladas de garrafas PET foram tiradas do meio ambiente e recicladas. O levantamento inclui as produções da fabricante desde o lançamento da bola ecológica, na edição 2019 do Paulistão.

A partir de janeiro, a bola já deverá estar disponível em lojas esportivas de todo o país e no e-commerce da Penalty. O preço sugerido da versão 2021 da S11 Ecoknit é R$ 549,99.

Além do Paulistão, os campeonatos do Amazonas, Goiás, Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Ceará e Pará também devem contar com a peça.

Veja também nosso Guia de apostas para iniciantes.

Você sabe que são os jogadores mais rápidos do mundo? Olha!

Entre no nosso grupo no Telegram, receba Tips e tire dúvidas! Aqui!

Quer colaborar? Entre em contato! 

Conheça os melhores campeonatos de games de futebol que existem aqui!

Sair da versão mobile