Vai começar! O campeonato Brasileiro 2021 inicia no próximo sábado (29) e promete ser uma das edições mais equilibradas dos últimos anos. Assim, vão ser 20 equipes lutando pelo título ou brigando contra o rebaixamento. Além disso, a luta por vagas na Libertadores e Sul-Americana promete esquentar ainda mais o Brasileirão.
Os favoritos para o título do Campeonato Brasileiro 2021
O Brasileirão sempre pode surpreender com partidas super equilibradas. Mas dá uma olhadinha em algumas equipes favoritas ao título:
- Flamengo: a equipe carioca é a atual bicampeã. No ano passado, estava longe do título, mas, após uma arrancada na reta final, levantou a taça. Além disso, o elenco é milionário e a direção do clube conseguiu manter todos os jogadores de maior destaque.
- Palmeiras: foi campeão em 2018. Além disso o time também tem possui um elenco milionário e é o atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil.
- Grêmio: o tricolor trocou de treinador após quase cinco anos e Tiago Nunes comandará o clube pela primeira vez no Brasileirão. Além disso, o Grêmio se reforçou, contratando, por exemplo, Rafinha e Douglas Costa, que fizeram carreira na Europa.
- Atlético-MG: foi o terceiro colocado na última edição e investiu muito para 2021. Assim, entre as contratações, os destaques vão para o atacante Hulk e o meia Nacho Fernández;
- São Paulo: chegou a abrir vantagem na busca pelo título na última temporada, mas decaiu na reta final. Em 2021, se reforçou, conquistou o Campeonato Paulista e aposta no trabalho do técnico Hernan Crespo;
- Internacional: por fim, a gente tem o vice-campeão na última temporada, perdendo o título na última rodada. O técnico Miguel Ángel Ramirez tenta encaixar uma nova mecânica de jogo à equipe. Recentemente, o colorado contratou o atacante Taison, esperança de títulos para a torcida.
Jogo de abertura terá confronto entre estreante e velho conhecido
O jogo que marca a abertura do Campeonato Brasileiro 2021 acontece neste sábado (29), entre Cuiabá e Juventude. As equipes estavam na Série B na última temporada e se reencontram agora na elite do nosso futebol.
Assim, o duelo de verdes ocorre na Arena Pantanal, em Cuiabá, palco da Copa do Mundo de 2014.
O Cuiabá vai fazer sua estreia no Brasileirão Série A. A equipe tem apenas 19 anos de fundação e até 2018 estava na Série C. Mas em 2021, o Cuiabá já conquistou o Campeonato Mato-Grossense. Assim, será que o Dourado, como é conhecido, pode surpreender?
Já o Juventude está voltando para a Série A após 13 anos. A última participação do verdão na elite foi em 2007, quando acabou rebaixado. Assim, ao todo, o Juventude já disputou 17 vezes o Brasileirão, 13 vezes de forma consecutiva, entre 1995 e 2007.
Novidade no regulamento do Campeonato Brasileiro 2021
A principal novidade do Brasileirão 2021 talvez esteja fora das quatro linhas. O número de troca de técnicos está limitado. Assim, o regulamento diz que, após o início do campeonato, um clube pode inscrever apenas mais um treinador.
Assim, se mesmo sabendo dessa limitação, o clube decidir demitir um segundo técnico, o substituto deverá estar trabalhando no clube há pelo menos seis meses. Mas aí rola uma brecha. Se for o técnico que pedir demissão, o clube poderá inscrever outro treinador sem se preocupar com esse limite.
Esse novo item do regulamento deve mexer com o campeonato, mesmo com a brecha. Mas a sua aprovação rolou após uma votação acirrada entre todos os 20 clubes da competição.
Dessa forma, foram 9 equipes contra a limitação:
- Athletico-PR;
- Atlético-GO;
- Bahia;
- Ceará;
- Cuiabá;
- Grêmio;
- Flamengo;
- Fortaleza;
- Juventude.
Mas 11 equipes foram a favor:
- Atlético-MG;
- América-MG;
- Bragantino;
- Chapecoense;
- Corinthians;
- Fluminense;
- Internacional;
- Palmeiras;
- São Paulo;
- Santos;
- Sport