Ícone do site Futeblog, Notícias Esportivas

Do euro ao dólar: conheça as 6 maiores transações do futebol.

O futebol, em média, movimenta cerca de 250 bilhões de dólares por ano dentro do país, pensando nesse valor, vamos apresentar as maiores transações do futebol mundial. Para que esse mercado se movimente e chame a atenção do público, são esperados alguns investimentos, principalmente vindo dos clubes, que não poupam nem um centavo quando o assunto é adquirir novos craques na composição de seus times.

Seja pela velocidade, dribles sensacionais, prêmios, conquistas, contratos assinados  e até mesmo pelo carisma, adquirir um novo jogador pode ser algo muito custoso e quanto mais temporadas passadas maiores são os valores investidos. Aqui, vamos apresentar figuras já conhecidas pelos seus grandes salários, Kylian Mbappé e Neymar Jr., e outros que você nem imaginava que movimentaram tanto dinheiro no mercado do futebol.

Kylian Mbappé (Mônaco – Paris Saint Germain)

Em 2017, com apenas 18 anos de idade, o centroavante francês marcou história como a segunda entre as maiores transações do futebol mundial. O PSG primeiramente contratou o jovem Mbappé em um acordo de empréstimo com duração de um ano, ou seja, até o final de 2018. Depois disso o clube teve a opção de contratar o jogador em definitivo até junho de 2022, chance que os parisienses não perderam.

Kylian na época já havia disputado 44 jogos e marcou 26 gols, se mostrando uma promessa para o futebol francês, então nada mais justo do que o Paris Saint-Germain ter desembolsado cerca de 145 milhões de euros para adquirir o jogador, quantia que, com a economia atual, alcançaria o valor de 900 milhões de reais.

Recentemente, o Real Madrid fez uma oferta de 1 bilhão de reais (157 milhões de euros) para a aquisição do jogador, porém o PSG se recusou e diz só aceitar 200 mil euros para a contratação de Mbappé.

Kylian Mbappé, craque do PSG. Foto: Divulgação/PSG

Aposte no PSG e no Mbappé com bônus! Aqui ó!

Philippe Coutinho (Liverpool – Barcelona)

O próximo da lista é o meia carioca, Coutinho, que aos seus 29 anos de idade já jogou por 6 clubes diferentes. Em 2018, o jogador se despediu do Liverpool e entrou para o time do Barça, garantindo-o por cinco temporadas e para assegurar a permanência do brasileiro uma multa rescisória de 1 bilhão de reais foi estabelecida.

A transferência de Coutinho na época atingiu o mesmo marco da transferência de Kylian Mbappé, entre as maiores transações do futebol, com o valor de 145 milhões, equiparando as duas transações como a segunda maior do futebol.

Devido a baixa no orçamento do Barça, será prioridade para o clube na próxima lista de transferência realizar a venda de Philippe, já sendo cobiçado pelo Inter de Milão e pelo Milan. Se somarmos todas as transferências na história de Coutinho, chegaremos ao valor de 160 milhões de euros já gastos com o jogador.

Reprodução/Twitter

João Félix (Benfica – Atlético de Madrid)

No verão europeu de 2019, o Atlético de Madrid realizou uma das maiores transações do futebol, com a aquisição de João Félix, o atacante português que antes jogava pelo Benfica. O jogador assinou um contrato de 7 anos com o clube espanhol que custou ao clube 126 milhões de euros, quase 800 milhões de reais na cotação atual.

Com apenas 19 anos, o português fechou a temporada de 2018 com 20 gols e 11 assistências, desempenho formidável para um jogador tão jovem. O clube chegou a publicar um vídeo de apresentação do jogador ao clube, onde o Atlético exaltava a chegada do atacante. E

m outubro deste ano, o Liverpool se mostrou interessado e disposto a barganhar pela aquisição de Félix, o clube manifestou-se com um orçamento de até 90 milhões de euros pela entrada do jogador.

Foto: Divulgação/Atlético de Madrid

Antoine Griezmann (Atlético de Madrid – Barcelona)

Entre muitas tensões, seja pelo pouco tempo disponível para fechar contrato ou pelos inúmeros rumores, em 2019 o Barcelona fechou uma das maiores transferências do futebol com o Atlético de Madrid.

O clube catalão acordou 120 milhões de euros pelo atacante francês Antoine Griezmann, quantia que hoje chega aos 760 milhões de reais. Para manter o jogador por cinco temporadas no time, uma cláusula de rescisão de 800 milhões de euros foi estabelecida na época.

Apesar do contrato valer até a temporada de 2024, o Barça devido a cortes em sua folha de gasto, recentemente se mostrou aberto para negociar o jogador, a fim de equilibrar as contas. Com isso, o Atlético acordou uma transferência por empréstimo de Griezmann, no valor de 40 milhões de euros, um gasto que não chega a metade do que o Barça teve em 2019. No Atlético, o atacante foi para 257 jogos e marcou 133 gols, enquanto que no Barcelona foram 102 jogos e 35 gols marcados.

Jack Grealish (Aston Villa – Manchester City)

Neste ano de 2021, mais precisamente em agosto, Jack Grealish protagonizou a maior transferência do futebol inglês e a sétima entre as maiores transações do futebol mundial. O City desembolsou 117 milhões de euros (cerca de 724 milhões de reais) para a aquisição do meia-atacante,  superando a transferência de Paul Pogba em 2016 do Juventus para o Manchester United.

O inglês disputou 213 jogos pelo Aston Villa, marcando 32 gols. Jack ganhou muita visibilidade recentemente no futebol inglês, no futebol mundial o jogador é vice-campeão pela seleção inglesa na Eurocopa.

Neymar Jr. (Barcelona – Paris Saint-Germain)

Quem ocupa o primeiro lugar nas maiores transações do futebol é ninguém menos que a nossa estrela do futebol, Neymar Jr. Quando saiu do Santos em 2013 para jogar no Barcelona, o atacante custou ao clube 86 milhões de euros.

E em 2017, o brasileiro assinou o contrato mais valioso da história do futebol, nunca algum clube tinha pagado tão caro por um jogador, o Barcelona cedeu Neymar ao Paris Saint-Germain pela quantia generosa de 222 milhões de euros, equivalente a mais de 1 bilhão de reais na cotação atual. 

Neymar lidera o PSG na busca do primeiro título da Liga dos Campeões (Foto: PSG/site oficial psg.fr)

O antigo detentor do recorde na época era Paul Pogba, que em 2016 foi comprado pelo Manchester United do Juventus pela quantia de 105 milhões de euros. Ao todo, Neymar custou 310 milhões de euros em transferências. Neste ano, o atacante renovou seu contrato com o PSG que durará até 2025, contando com a parceria de Lionel Messi e Kylian Mbappé dentro do time.

Sair da versão mobile