Futebol Feminino
Destaque

Marta, a jogadora inspiração!

Conheça a história de Marta, a brasileira que ganhou seis vezes o título de melhor jogadora de futebol do mundo

 

Recentemente, Marta, a atleta brasileira eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol feminino, recebeu mais um prêmio. Dessa vez, não foi por seu talento e nem por seus feitos dentro de campo, mas sim fora dele.

A jogadora foi premiada, pela Women’s Sports Foundation, por sua forte atuação pela quebra de barreiras de gênero no futebol. A instituição que trabalha pela igualdade de oportunidades no esporte para as mulheres, promove anualmente uma noite para homenagear as esportistas que se destacaram dentro e fora das competições.

marta-a-jogadora-inspiracao

Marta foi selecionada para receber o Wilma Rudolph Courage Award “por sua perseverança diante das adversidades, trabalho incansável para derrubar as barreiras de gênero no esporte, e pelo inspirador trabalho como Embaixadora da Boa Vontade da ONU para mulheres e meninas no esporte e como Defensora das Metas de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

E esta não foi a única surpresa para a nossa camisa 10. Megan Rapinoe, eleita a melhor jogadora do mundo de 2019 na premiação “Fifa The Best”, em setembro, também foi premiada como destaque na categoria “esporte coletivo”, pela Women’s Sports Foundation. E, ao receber o prêmio, fez questão de homenagear Marta: “A inspiração que você deu a todas nós, ter a carreira que você teve, é tão encorajador, é uma inspiração. Obrigada, Marta, por ser a melhor da história” – falou a americana.

Ganhe dinheiro com seu conhecimento sobre Futebol, isso mesmo assistindo futebol, aposte já

Infância pobre em Alagoas

Nascida em Dois Riachos, Alagoas, Marta Vieira da Silva, enfrentou grandes desafios antes de ser destaque no futebol feminino.

A sua história com o futebol até se parece com a de muitos jogadores: a infância pobre no interior do Brasil, o destaque nas brincadeiras de criança e o talento reconhecido por quem a via jogar. Porém, Marta teve que driblar um obstáculo bem maior e que nenhum grande craque do futebol masculino precisou vencer: o preconceito e a falta de apoio ao futebol feminino.

marta-a-jogadora-inspiracao

Ainda em Alagoas, a jovem jogadora Marta jogava, quase sempre, em times masculinos. A menina chegou até mesmo a ser impedida de participar de um campeonato, com o seu time, por ser mulher.

Em 1999, entrou para o Juvenil do Centro Esportivo Alagoano, o CSA.

A jogadora Marta e sua carreira brilhante

Já em 2000 surgiu uma remota possibilidade da menina ir para o Rio de Janeiro e realizar testes no Fluminense e no Vasco, onde foi aprovada e assinou contrato profissional, aos 14 anos de idade. Portanto dois anos depois, Marta foi para o Santa Cruz Futebol Clube, em Minas Gerais.

marta-a-jogadora-inspiracao

A jogadora vestiu a camisa da Seleção Brasileira, pela primeira vez, em 2003, nos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, onde consagrou-se ao conquistar a medalha de ouro. A partir deste momento, Marta não parou mais.

A menina de Alagoas ganhou o mundo e encantou com o seu talento.

Marta, atualmente, defende o Orlando Pride, nos Estados Unidos, mas sua trajetória conta com grandes times femininos, como:

  • Umeå IK, da Suécia;
  • Los Angeles Sol, dos Estados Unidos;
  • Santos, do Brasil;
  • FC Gold Pride, dos Estados Unidos;
  • Western New York Flash, também nos Estados Unidos;
  • Tyresö FF, Suécia
  • FC Rosengård, Suécia

Números na seleção brasileira

Na Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Marta construiu uma bela história. Na ocasião em que foi convocada pela primeira vez em 2003, se projetando ao mundo.

Marta ajudou o Brasil na conquista da medalha de ouro do Pan-Americano. Título que voltaria a ganhar em 2007.

marta-a-jogadora-inspiracao

Já nos Jogos Olímpicos a atacante conquistou duas medalhas de prata, em 2004 e 2008. No ano de 2007, mais um feito inédito: durante a semifinal da Copa do Mundo de 2007, ela marcou o gol mais bonito do campeonato. E, com isso, ajudou o Brasil a chegar, pela primeira vez, à final da Copa do Mundo.

Embora não tenha vencido a competição, Marta foi eleita a melhor jogadora da Copa, assim recebendo o prêmio Bola de Ouro e também foi a artilheira.

Em 2015, a jogadora se tornou a maior artilheira da história da Copa do Mundo de Futebol Feminino, alcançando a marca de 15 gols em Mundiais. No mesmo ano ainda se consagrou a maior artilheira da Seleção Brasileira, chegando aos 117 gols e superando até mesmo o Rei Pelé, com 95 gols marcados.

marta-a-jogadora-inspiracao

Já em 2019, na Copa do Mundo da França, a atacante se consagrou a maior goleadora de Copa do Mundo entre todas as modalidades. Ela alcançou os 17 gols e superando o alemão Klose.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade

Botão Voltar ao topo